Graduação em Direito
Com a sociedade em constate movimento e mudança, fazer perguntas certas para problemas novos torna-se uma habilidade indispensável para qualquer profissional do Direito. Essa é a essência do Ensino Jurídico no IDEA.
Porquê estudar no IDEA?
O projeto pedagógico do IDEA e a essência de cada disciplina foram atualizados com o que há de mais atual na educação jurídica moderna. Com o foco no futuro e um olhar cuidadoso para o presente, nossa equipe transformou a estrutura do ensino jurídico, criando um curso completo e diferente de tudo que há no mercado.
O resultado é um projeto avançado, com novas perspectivas em disciplinas clássicas, e com foco na inclusão de temas recentes e pertinentes para o mundo moderno (Direito Cibernético, Gestão de Escritório, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Técnicas consensuais de solução de conflitos, dentre outras). Além disso, desde o primeiro semestre, através de workshops e visitas ao nosso Júri Simulado, o aluno recebe experiência prática nos procedimentos e conceitos estudados na matéria.
Metodologia Ativa
O IDEA, além de apresentar uma grade curricular totalmente inovadora, que promoverá uma educação da mais alta qualidade para a região Norte e Nordeste do Brasil, capacitará todos os seus professores para utilizarem em todas as aulas as denominadas Metodologias Ativas, fato que permitirá, já nas aulas inaugurais, os alunos no processo de ensino, contribuindo efetivamente para o incremento da aprendizagem.
Salas invertidas
O IDEA, tendo em vista sua postura inovadora, não utilizará o modelo tradicional de sala de aula, na qual o professor, apenas de forma expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, suas atividades. Nossa ideia é utilizar a metodologia de sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom, já utilizadas, por exemplo, em instituições como Stanford, Harvard, Northeastern e NYU).
Com a utilização da sala invertida o nosso aluno, como agente responsável por sua formação, fará a incorporação dos conceitos basilares antes e depois da aula, bem como durante o desenvolvimento do conteúdo juntamente com os demais colegas, por intermédio de discussões sobre os conhecimentos adquiridos, sendo as dúvidas sanadas com a orientação do professor.
Assim, na sala de aula invertida o foco central é o aluno, que estudará previamente à distância (utilização de materiais digitais, como: fóruns; games; pesquisas; podcasts; textos; videoaulas etc.), todavia, o professor, propondo abordagens inovadoras, viabilizará uma aprendizagem prática, atrativa que possibilitará o aluno desenvolver Conhecimentos, Habilidade e Atitudes (CHA) capazes de garantir autonomia para solucionar problemas, bem como, tornar-se criativo e com senso crítico aguçado.